A empresa portuguesa Clínica da Arquitectura, com sede no Porto, criou uma base de cortiça para garrafas de Vinho do Porto que está a atrair a atenção internacional e que já está mesmo a ser exportada para os Estados Unidos da América.
A empresa portuguesa Clínica da Arquitectura, com sede no Porto, criou uma base de cortiça para garrafas de Vinho do Porto que está a atrair a atenção internacional e que já está mesmo a ser exportada para os Estados Unidos da América.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a startup portuense explica que a base, a que os seus criadores deram o nome de “CEPA” e que está também disponível em madeira, “aspira ser uma contribuição para o encorajamento de uma nova forma de apresentação e ritual de servir de um dos maiores ícones de Portugal no mundo”.
Tal como o vinho do Porto, destaca a empresa graduada do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, esta base para vinhos “é produzida unicamente com materiais ligados à identidade do vinho e da região do Douro”.
Nesta base, a partir de um cilindro maciço, de cortiça ou madeira, “são recortadas duas cavidades que se intersetam, com um design totalmente ajustado à função da peça”, revela a Clínica da Arquitectura.
A base desenvolvida pela Clínica de Arquitetura pode ser produzida à medida de garrafas específicas, “um dos pontos fortes da peça”. © Clínica da Arquitectura
Segundo os mentores da CEPA, “uma das cavidades foi dimensionada para a garrafa, enquanto a outra foi pensada para suportar a rolha, sem que esta toque o próprio suporte”. De acordo com os mesmos, “a assimetria das cavidades permite, igualmente, o transporte seguro da peça com a mão esquerda, enquanto o nobre vinho é servido com a direita”.
Para a Clínica de Arquitectura, “um dos pontos fortes da peça é a possibilidade de produção à medida de garrafas específicas, tal como da personalização da mesma, uma oferta mais voltada para empresas”.
Embora recente, o “caráter” da CEPA “já começou a ser reconhecido a nível internacional”, congratula-se a startup portuense, que revela que a peça está já a ser exportada para a cidade de Nova Iorque, nos EUA.
Em Portugal, esta base para vinhos pode ser adquirida através do website da Clínica da Arquitectura, na Loja de Serralves ou no Museu do Douro, ambos no Porto, “tendo-se iniciado mais recentemente a comercialização em garrafeiras, um mercado alvo para a peça”.
“Na calha está, também, o desenvolvimento de edições limitadas da peça noutras madeiras do Douro, em cortiça natural e em cristal”, antecipa a empresa.