A pequena antena foi criada pela empresa de dois jovens brasileiros, sediados em Nova Iorque. Daniela e Jorge Perdomo inspiraram-se em criar a goTenna durante a catástrofe do furacão Sandy, que deixou milhares de pessoas sem hipótese de comunicação, nos EUA, no ano de 2012.
Esta simples antena não recorre a nenhum satélite ou a qualquer outra central de comunicação, pelo que oferece total autonomia. O aparelho funciona com frequências de longa distância (151-154 MHz) transformando os telemóveis em pequenos aparelhos de rádio.
Para que isso aconteça basta ter a goTenna perto do smartphone e fazer o ‘download’ da respetiva aplicação. A comunicação entre a antena e o telemóvel é feita através de Bluetooth.
O ‘gadget’ permite realizar comunicações, em zonas sem rede e mesmo que o utilizador esteja sem saldo, numa distância até 80 quilómetros. O equipamento também permite o envio de mensagens escritas nas mesmas condições. O único ‘senão’ do ‘gadget’ é que só comunica com outros telemóveis que estejam equipados com a goTenna.
Segundo explicam os criadores da goTenna, no site oficial, esta é a solução ideal, por exemplo, para quem viaja por locais remotos, quando se visita eventos com muitos visitantes (onde as comunicações ficam congestionadas) ou em situações de emergência.
O equipamento já está em pré-venda através do site oficial da empresa. Quando chegar às lojas a goTenna deverá custar cerca de 220 euros mas quem encomendar durante a pré-venda poupa dinheiro, ficando com o equipamento por apenas 110 euros.
Visite AQUI o site oficial da goTenna.
Notícia sugerida por Maria da Luz