A Confeitaria Nacional, histórica confeitaria situada no coração da Baixa lisboeta, está em destaque num artigo publicado a semana pela CNN, que compilou nove das mais antigas e carismáticas pastelarias de todo o mundo.
A Confeitaria Nacional, histórica confeitaria situada no coração da Baixa lisboeta, está em destaque num artigo publicado a semana pela cadeia de televisão norte-americana CNN, que compilou nove das mais antigas e carismáticas pastelarias de todo o mundo.
A peça, assinada por Danielle Beurteaux, colaboradora 'freelance' da CNN, dá destaque aos “recantos sortudos” do globo onde “os pasteleiros têm vindo a aperfeiçoar as suas criações ao longo de gerações, chegando mesmo ao ponto de as transformarem em obras de arte”.
Entre as nove pastelarias em destaque, “testadas e apreciadas por visitantes ávidos de provar os melhores bolos durante séculos”, está a Confeitaria Nacional, “uma pastelaria decorada com paredes que misturam a cor creme com os tons dourados e com um teto espelhado, que abriu em 1829 na Praça da Figueira”, em Lisboa, escreve Beurteaux.
O bolo-rei é uma das especialidades da confeitaria lisboeta, afirma a CNN. © Confeitaria Nacional
A autora do artigo salienta o facto de a confeitaria portuguesa continuar a ser gerida “pelos descendentes do fundador” e, no que toca às doces iguarias que ali se podem saborear, dá particular relevância ao bolo-rei, “levado do sul de França para Portugal por Baltazar Rodrigues Castanheiro Filho, da Confeitaria Nacional, no século XIX.”
“Inspirado no sazonal 'Gateau des Rois', um favorito dos franceses, o bolo-rei é uma espécie de pão doce com passas, frutas cristalizadas e frutos secos”, descreve Beaurteaux, que sugere que, fora da época do Natal, quando o bolo-rei é mais popular, os turistas não deixem de experimentar “os célebres pastéis de nata”, que “vale a pena provar”.
Da lista compilada pela CNN fazem parte outras pastelarias históricas, como o Café Tortoni, em Buenos Aires, na Argentina, a Antigua Pasteleria del Pozo, em Madrid, capital espanhola, ou La Maison Stohrer, em Paris (França).
Clique AQUI para conhecer todas as confeitarias clássicas apresentadas pela cadeia de televisão norte-americana (em inglês).
Notícia sugerida por Maria da Luz