A promotora do Optimus Alive vai financiar mais duas bolsas de investigação, nas áreas da Biodiversidade e de Genética e Evolução. As inscrições arrancam dia 10 de Julho.
A promotora do Optimus Alive vai financiar mais duas bolsas de investigação, nas áreas da Biodiversidade e de Genética e Evolução. As bolsas destinam-se a jovens recém-licenciados e realizam-se no âmbito da parceria estabelecida com o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC). As inscrições arrancam dia 10 de Julho.
O objetivo da iniciativa é apoiar jovens que pretendam iniciar um percurso na ciência, e que no âmbito desta parceria serão integrados em projetos de investigação com a duração máxima de um ano.
Na edição deste ano, as bolsas contemplam dois projetos distintos. O primeiro, nas áreas de Biodiversidade, Genética de Populações e de Conservação, visa estudar o efeito que a perda de habitat e fragmentação das florestas exerce nos lémures e outros vertebrados ameaçados de Madagáscar. O bolseiro que integrar este projeto poderá realizar trabalho de campo em Madagáscar ou trabalho computacional em França.
O segundo projeto, na área da Genética e Evolução, procura investigar se existe um elo direto entre o sistema imunitário e a longevidade dos organismos, utilizando para tal, como organismo modelo, a mosca da fruta. Este projeto decorrerá em colaboração com um laboratório na Suíça.
O período de candidatura às bolsas Optimus Alive-IGC’14 inicia-se no primeiro dia do festival, 10 de Julho, para que os festivaleiros possam saber mais sobre os projetos de investigação associados a estas bolsas durante o próprio festival, no espaço do IGC. A fase de candidaturas termina a 15 de Setembro.
Como em edições anteriores, a presença do Instituto Gulbenkian de Ciência no Optimus Alive trará atividades científicas ao recinto e o já conhecido speed-dating, para quem quiser conversar com cientistas e descobrir alguma ciência feita em Portugal.
As bolsas Optimus Alive-IGC tiveram início em 2008 e desde então oito bolsas de investigação foram atribuídas a jovens de diversas áreas.
Saiba mais AQUI.
Comentários
comentários