Uma fotografia captada pelo português Miguel Claro voltou, no sábado, a receber o destaque da NASA. Um dos trabalhos do astrofotógrafo foi escolhido, uma vez mais, como "Imagem do Dia" no mais prestigiado site de astronomia e fotografia do mundo.
Uma fotografia captada pelo português Miguel Claro voltou, no sábado, a receber o destaque da NASA. Um dos trabalhos do astrofotógrafo foi escolhido, uma vez mais, como “Imagem do Dia” no mais prestigiado site de astronomia e fotografia do mundo, o APOD – Astronomy Picture of the Day, da responsabilidade da agência espacial norte-americana.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, Miguel Claro explica que “a foto em questão é uma imagem de uma sequência 'timelapse' do nascer da Lua Cheia, captada a partir de Algés, a cerca de seis quilómetros de distância do Cristo Rei, no passado dia 13 de Junho”.
A noite em que o português registou a imagem foi particularmente especial para os amantes da astronomia, já que lhes permitiu testemunhar um fenómeno raro conhecido por “lua de mel” e que corresponde à coincidência da fase de Lua Cheia com o período em que ela está mais próxima da Terra (o chamado “perigeu”).
De acordo com Miguel Claro, o trabalho fotográfico “teve também o auxílio do Dr. Guilherme de Almeida, reconhecido autor de diversos livros de astronomia português, que estudou previamente o azimute do local” e que o “desafiou” a “tentar captar este alinhamento com o monumento de 128 metros de altura”.
Sexta fotografia de Miguel Claro a ser destacada pela NASA
Esta já não é a primeira vez que a agência espacial norte-americana seleciona uma fotografia de Miguel Claro para APOD. Porém, o reconhecimento é sempre motivo de orgulho para o astrofotógrafo.
“Embora esta tenha sido a sexta vez que, desde 2007, a NASA publica uma imagem minha como APOD, desde 2010 que não acontecia, por isso tem um sabor especial”, em particular porque “é realmente muito difícil dada a qualidade existente em todo o mundo hoje em dia e sendo este um site também ele partilhado com publicações de astrónomos e observatórios profissionais”, admite o português.
O site APOD – Astronomy Picture of the Day é considerado a maior base de imagens de astronomia do mundo, sendo traduzido em dezenas de línguas e recebendo, diariamente, milhões de visitantes espalhados um pouco por todo o planeta.
Todos os dias, o portal é atualizado por dois astrónomos profissionais da NASA, Jerry Bonnell e Robert Nemiroff, que selecionam uma imagem com relevo científico e fotográfico de entre astrónomos de observatórios profissionais, fotógrafos ou astrónomos amadores de todo o mundo, para destacar com um texto científico explicativo a acompanhar.
Clique AQUI para aceder ao site oficial de Miguel Claro e ver a sequência completa captada pelo fotógrafo e AQUI para visitar a página da APOD onde a fotografia portuguesa foi destacada.