Dois dos maiores 'ex-libris' de Viana do Castelo acabam de ser distinguidos com certificados de 'Excelência' do maior portal de viagens do mundo.
Dois dos maiores 'ex-libris' de Viana do Castelo acabam de ser distinguidos com certificados de 'Excelência' do maior portal de viagens do mundo. Trata-se do elevador de Santa Luzia e do navio de Gil Eannes, agora reconhecidos pelo Tripadvisor, graças às “boas avaliações e opiniões” deixadas online pelos turistas.
O anúncio foi feito esta quarta-feira pela autarquia, que reforça o 'feedback positivo' deixado pelos utilizadores e que lhes valeu estes dois prestigiados prémios: um para o também conhecido como funicular de Santa Luzia e outro para o antigo navio-hospital construído nos Estaleiros Navais de Viana.
No primeiro caso, o elevador liga a cidade ao topo da montanha de Santa Luzia. Propriedade da Câmara Municipal desde 2007, o mesmo encontra-se prestes a completar 91 anos de funcionamento. Em 2013, inclusive, foi galardoado com o prémio 'Infraestrutura Ferroviária do Ano', atribuído pela Luisfer – Estudos e Realizações Ferroviárias.
Nos últimos sete anos, os dados dão conta do transporte de mais de 600.000 pessoas ao longo do percurso de 650 metros e oito minutos de viagem que ligam os dois pontos. Para além dos 160 metros de desnível e 25% de inclinação média, o emblemático equipamento dispõe de três fontes de energia diferentes (elétrica, gerador e bateria), bem como de quatro sistemas de travagem.
No caso do navio Gil Eanes, o mesmo corresponde ao antigo navio-hospital construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, construído para dar apoio à frota bacalhoeira nacional. A funcionar há 16 anos como museu, depois de ter sido resgatado da sucata, já recebeu mais de 650.000 visitantes.
Atualmente encerrado ao público para obras, o mesmo será transformado num Centro do Mar e Interpretativo Ambiental, dotado de um percurso museológico e interpretativo sobre a cultura marítima de Viana do Castelo.
O portal 'TripAdvisor', que opera em 39 países em todo o mundo, incluindo a China, reune a maior comunidade de viagens do mundo, com aproximadamente 260 milhões de visitantes por mês em 2014 e 150 milhões de avaliações e opiniões, cobrindo mais de quatro milhões de acomodações, restaurantes e atrações.
Notícia sugerida por Elsa Fonseca