Enforcing Kids é o mais recente projeto português dedicado ao autismo. O projeto consiste numa plataforma de informação e numa aplicação móvel (a ser lançada em breve) para apoiar e divulgar informação relacionada com o autismo.
Enforcing Kids é o mais recente projeto português dedicado ao autismo. O projeto consiste numa plataforma de informação e numa aplicação móvel (a ser lançada em breve) para divulgar informação relacionada com o autismo.
Em declarações ao Boas Notícias, Jorge Santos, um dos mentores da iniciativa, explica que o objetivo principal da plataforma é “unificar a informação existente sobre esta disfunção”, já que em Portugal, como noutros países, “ainda não há um canal comum” que ajude as pessoas a lidar com o autismo.
Os responsáveis por este projeto são Cátia Raminhos e Jorge Santos, alunos da Universidade de Lisboa dos mestrados de Engenharia Informática e de Metodologias e Tecnologias em E-Learning.
Jorge Santos salienta a importância de alertar as pessoas para esta temática e de ajudar os terapeutas e as famílias, uma vez que “as estatísticas indicam que uma em cada 67 pessoas sofre de autismo” o que significa que “todas as famílias, nem que seja num âmbito mais alargado, tem alguém próximo de si a viver esta realidade”.
Aplicação móvel já em fase de testes
Embora tenha sido lançado apenas há alguns meses, o projeto já conta com visitas de mais de 30 países. A plataforma de informação, de acesso gratuito, foi criada em final de Março de 2014 e conta também com um blogue de acesso reservado a um público mais especializado como médicos ou investigadores.
Disponível nas
principais redes sociais, a plataforma divulga notícias, terapias, casos de sucesso, exercícios, avanços científicos e testemunhos. Há conteúdos disponíveis em português, inglês, francês e castelhano. O
Grupo da Enforcing Kid no Facebook conta já com mais de 1.300 membros de vários países.
Jorge Santos e Cátia Raminhos estão agora a concluir o desenvolvimento de uma aplicação móvel, com o mesmo nome, que esperam lançar ainda este ano. A aplicação já está, neste momento, em fase de testes.
A plataforma Enforcing Kids é destinada ao público adulto (por exemplo terapeutas e familiares) que lida com o autismo, enquanto a aplicação móvel está pensada para ser usada por crianças autistas acompanhadas por adultos.
Tanto a plataforma de informação como a aplicação móvel estão a ser desenvolvidas no tempo livre dos seus mentores. Este projeto é apoiado pelo Departamento de Investigação LaSIGE da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes
Comentários
comentários