O remador olímpico português Pedro Fraga sagrou-se, este domingo, campeão da Europa de "skiff" ligeiro nos campeonatos que estão a decorrer em Belgrado, na Sérvia.
O remador olímpico português Pedro Fraga sagrou-se, este domingo, campeão da Europa de “skiff” ligeiro nos campeonatos que estão a decorrer em Belgrado, na Sérvia.
Pedro Fraga juntou ainda ao título um novo recorde europeu, ao conseguir um tempo de 6.51,72 minutos. A medalha de prata foi conquistada pelo italiano Marcello Miani, com um tempo de 6.54,42 minutos, e o bronze foi entregue ao suíço Michael Schmid.
Numa mensagem publicada na sua página oficial na rede social Facebook, Pedro Fraga confessou que o ouro conquistado em Belgrado tem um “sabor muito especial, já que o perseguia há algum tempo, depois da prata em 2010, 2012 e 2013”.
“A estratégia definida para esta regata foi sempre confiar na minha velocidade e eficiência técnica, tendo sempre em atenção os adversários de peso, como o italiano campeão da Europa e do mundo neste barco, assim como o suíço e os restantes finalistas”, explicou o atual campeão da Europa.
Apesar da vitória, Pedro Fraga garante que tem já em mente os próximos desafios. “Hoje sinto-me feliz e realizado, mas já a pensar na próxima Taça do Mundo daqui a três semanas, onde voltarei à carga com o Nuno [Mendes] no LM2x”, concluiu o remador.
Um dos melhores resultados da história do remo português
O inédito título europeu de Pedro Fraga foi considerado um prémio “justo” e um anúncio de futuros êxitos pelo presidente da Federação Portuguesa de Remo (FPR), Luís Ahrens Teixeira.
“Sabe lindamente, como é óbvio. Principalmente para ele. Já andava a cheirar isto há bastante tempo. É um sinal muito importante para os mais novos e o parceiro de equipa, o Nuno Mendes. Mostra que quando nos organizamos e trabalhamos sistematicamente e com muita exigência, conseguimos fazer as coisas como deve ser”, disse o dirigente à agência Lusa.
Luís Ahrens Teixeira admitiu ser “suspeito” para considerar este título Europeu como o melhor resultado da história do remo português, mas realçou que “é um dos melhores de sempre, se não o melhor”.
“Fica para os outros analisarem. Se isto é melhor do que o quinto [lugar] nos Jogos? Não sei. É muito bom. Agora temos de pensar nos próximos”, finalizou o líder federativo.
Recorde-se que, em 2013, Pedro Fraga foi vice-campeão da Europa, tendo ainda conquistado o ouro em duas Taças do Mundo e o quarto lugar nos Mundiais da Coreia do Sul.
[Notícia sugerida por Ana Ferreira e Maria Pandina]