Vai inaugurar em breve, em Berlim, um supermercado 100 livre de embalagens. A ideia foi financiada por uma campanha de 'crowdfunding' e está a atrair a atenções da imprensa de todo o mundo. O objetivo é combater o lixo causado pelas embalagens.
Vai inaugurar em breve, em Berlim, um supermercado 100 livre de embalagens. A ideia foi financiada por uma campanha de ‘crowdfunding’ e está a atrair a atenções da imprensa de todo o mundo. O objetivo é combater o lixo causado pelas embalagens.
As embalagens compõem grande parte do lixo que é produzido hoje em dia. Ainda que a reciclagem ajude a combater estes resíduos, há muitas embalagens que, por diversos motivos, não podem ser recicladas. Na realidade, segundo dados da plástica Polution Coalation, mais de 90 por cento dos plásticos usados em embalagens não chegam a ser reciclados.
Sendo que a maior parte das embalagens é usada na área alimentar, acaba de surgir na Alemanha um supermercado que não vende qualquer produto embalado. O objetivo do Original Unverpackt é produzir lixo zero ao nível das embalagens encorajando os próprios consumidores a levar os seus contentores reutilizáveis, de preferência de vidro ou pano.
As prateleiras deste supermercado surgem mais atrativas, com grãos vendidos a granel, e fruta e vegetais que não são previamente embalados. Mesmo a zona das bebidas funciona com garrafas reutilizáveis.
A loja foi fundada por Sara Wolf e Milena Glimbovski, duas alemãs que tem como missão criar soluções sociais inovadoras. No site oficial do projeto, Sara e Milena explicam que querem dar aos consumidores a oportunidade de decidir a quantidade de comida que compram ao mesmo tempo que lhes dão a opção de consumir sem produzir lixo.
As duas alemãs conseguiram parte do orçamento para arrancar com a ideia através de uma acão de ‘crowdfunding’ (financiamento coletivo). No total, o projeto angariou, online, cerca de 91 mil euros, ou seja, o dobro do que estavam a solicitar.