Nasceu esta terça-feira a primeira plataforma de comércio solidário, a eSolidar, onde a tecnologia abraça a solidariedade.
Nasceu esta terça-feira a primeira plataforma de comércio solidário, a
eSolidar, onde a tecnologia abraça a solidariedade. Através desta rede é possível contribuir para um mundo melhor, mediante a compra, leilão e venda de artigos.
O objetivo da eSolidar é oferecer novas fontes de sustentabilidade a organizações sem fins lucrativos, através do comércio eletrónico.
Nesta rede, para cada produto a transacionar, o vendedor tem a possibilidade de definir uma percentagem do valor da venda – visível por qualquer pessoa – que reverta para uma instituição sem finalidade lucrativa à sua escolha.
Por outro lado, a eSolidar, permite a qualquer organização sem fins lucrativos aderir e registar-se na plataforma, de forma a ter também a possibilidade de vender, criar a sua loja e disponibilizar leilões de experiências ou produtos exclusivos.
A eSolidar disponibiliza assim, um ecossistema baseado em três ferramentas de e-commerce que se completam. Por um lado há as lojas sociais para as organizações, onde cada organização pode vender os seus artigos e exportar a sua loja para uma página do Facebook ou o seu website.
Depois, oferece a opção dos leilões solidários através dos quais as celebridades e entidades abraçam as causas de solidariedade e disponibilizam artigos pessoais ou experiências para leilão, sendo que o valor angariado reverte para uma organização sem fins lucrativos.
Por fim, há a opção mercado online, onde qualquer pessoa ou loja pode vender os seus artigos novos ou usados. Aqui, o vendedor define para cada produto uma percentagem do valor da venda que reverterá para uma organização sem fins lucrativos à sua escolha.
Tratando-se de uma rede, mesmo que o utilizador não queira comprar nem vender, poderá ajudar e ser recompensado por partilhar vendas solidárias, com a vantagem de receber 1% do valor da venda como recompensa, caso a transação seja efetuada a partir do 'link' da sua partilha.
Até ao momento, para ajudar algumas das causas que combatem os problemas mais relevantes da sociedade, fazem parte da eSolidar, organizações como a Helpo, Ajuda de Berço, CERCI Braga, Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, APLL – Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas, Santa Casa da Misericórdia de Braga, Operação Nariz Vermelho, Associação Salvador, entre outras.
Bola do Benfica vai a leilão e já ofereceram 700 euros
O primeiro leilão solidário presente na plataforma intitula-se Bola Solidária colocando à disposição a última bola utilizada no jogo entre Benfica e Olhanense, que valeu o 33.º título de campeão nacional de futebol aos “encarnados”, e que foi entregue pelo árbitro da partida, Carlos Xistra, à associação O Mundo da Carolina.
O leilão acabou de arrancar e decorre até ao próximo dia 01 de Junho, com um valor base de licitação de 01 euro a decorrer desde já em http://www.esolidar.com. Neste momento, a última licitação já atingiu os 700 euros.
O valor angariado pelo leilão destina-se à edição de um livro solidário cujas receitas revertem para a Acreditar, Aldeias SOS e APPACDM-Covilhã.
Clique AQUI para visitar a plataforma.
Comentários
comentários