Portugal é um dos dez países do mundo onde a esperança média de vida das mulheres é mais elevada. Quem o diz é o relatório anual da Organização Mundial de Saúde, cujo 'ranking' coloca Portugal na décima posição entre os países onde as mulheres têm um
Portugal é um dos dez países do mundo onde a esperança média de vida das mulheres é mais elevada. Quem o diz é o relatório anual da Organização Mundial de Saúde, cujo 'ranking' coloca Portugal na décima posição entre os países onde as mulheres têm uma maior longevidade.
A tabela é liderada pelo Japão, com uma esperança média de vida de 87 anos, seguido por Espanha e Suíça. O quarto lugar da lista é ocupado por Singapura e o quinto pela Itália, com médias de longevidade nos 85,1 e 85 anos, respetivamente.
Antes de Portugal, posicionam-se ainda a França (84,9 anos), a Austrália (84,6), a Coreia do Sul (84,6), o Luxemburgo (84,1) e Portugal (84). Em 22 anos de avaliação, entre 1990 e 2012, o país registou uma melhoria de 6 anos na esperança média de vida, quer nos homens quer nas mulheres.
Segundo o estudo, os homens portugueses passaram de 71 para 77 anos enquanto as mulheres de 78 para 84 anos. O destaque vai, no entanto, para as mulheres portuguesas que conseguem estar entre os dez países do mundo com maior longevidade.
Relativamente aos homens, Portugal não consta no 'ranking', que é liderado pela Islândia, com uma esperança média de vida de 81,2 anos, seguida da suíça (80,7 anos) e da Austrália (80,5 anos).
“Nos países desenvolvidos, muito do ganho na esperança de vida deve-se ao sucesso em lidar com doenças não transmissíveis”, afirma Ties Boerma, director do departamento de estatísticas de saúde e de sistemas de informação da OMS. O responsável acrescenta que “há menos homens e mulheres a morrer antes dos 60 anos devido a doenças cardíacas ou acidente vascular-cerebral”.
Além disso, também a redução do consumo de tabaco tem contribuído para este aumento da longevidade.
Notícia sugerida por Maria do Rosário Cruz