Normalmente são os astronautas e os satélites que registam imagens do nosso planeta vistas do espaço. Desta vez, a NASA quer inverter o processo e criar uma espécie de ‘selfie’ do nosso planeta, composta por fotografias enviadas pelos seus habitantes nos quatro cantos do mundo.
Quem quiser participar basta tirar uma foto a si próprio, de preferência no exterior, com informação sobre o local onde se encontra (a NASA disponibiliza na sua página do evento um letreiro que pode ser imprimido e preenchido com esses dados). Depois basta partilhar nas páginas do Twitter, Instagram, Facebook, Google+ e do Flickr com a 'hashtag' #GlobalSelfie.
Depois de publicadas online, as imagens serão recolhidas pela NASA e vão ser usadas para criar um megamosaico do planeta azul. O mosaico final e o vídeo desta iniciativa serão divulgados pela agência espacial norte-americana em Maio. No Facebook do evento há já várias fotografias partilhadas por portugueses.
Com esta iniciativa, a NASA presente celebrar o ano de 2014 durante o qual a agência norte-americana tem previsto o lançamento de cinco missões espaciais cujo objetivo será recolher dados sobre o nosso planeta.
Neste momento, a NASA tem a decorrer 17 missões que têm por objetivo observar, através de satélites, o nosso planeta, estudando a sua atmosfera, o solo e os oceanos.
O Dia da Terra foi celebrado, pela primeira vez, em 1979, por iniciativa do senador norte-americano Gaylord Nelson, na sequência de um desastre petrolífero que ocorreu em Santa Barbara, na Califórnia (EUA), em 1969. O objetivo deste dia, que ainda não é reconhecido pela ONU, é promover comportamentos amigos do ambiente.