Uma exposição dedicada ao trabalho desenvolvido pelo artista norte-americano Andy Warhol (1928-1997) para programas de televisão inaugura esta segunda-feira no Museu Colecção Berardo, em Lisboa.
Andy Warhol experimentou todos os meios de produção cultural, explorando áreas tão diversas como cinema, fotografia, pintura, música, vídeo e televisão. No final dos anos 60, começou também a dedicar-se à realização de filmes.
A exposição “Warhol TV”, pretende mostrar essa faceta do artista pouco explorada e conhecida, quando comparada com as outras formas de Arte a que se dedicou. Marcou, no entanto, uma época na televisão americana, nas décadas de 70 e 80 do século XX.
Esta mostra explora-as através de diferentes temáticas: as “soap operas” (Vivian’s Girls, Phoney e Fight), a procura de talentos na canção, na moda e no cinema.
A exposição inclui também os programas Fashion (10 episódios sobre moda, criadores e manequins), que Wharhol realizou para os canais por cabo, e Andy Wahrol’s TV, onde foram entrevistados Steven Spielberg, John Waters, Duran Duran, Cindy Sherman, Larry Rivers, Bill Coppely, Keith Haring, Pee Wee Herman, Paloma Picasso, Issey Miyake, Debbie Harry, Divine, Sting e Georgia O´Keeffe.
“Warhol TV” é uma colaboração com o Museu Andy Warhol, de Pittsburgh (EUA), e está patente de 26 de Julho a 14 de Novembro, no Museu Berardo, em Lisboa.