O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, é o melhor da Europa segundo um inquérito levado a cabo pela DECO por forma a avaliar a satisfação dos passageiros. O mesmo espaço ocupa a quinta posição no 'ranking' internacional, sendo o primeiro europe
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, é o melhor da Europa segundo um inquérito levado a cabo pela DECO por forma a avaliar a satisfação dos passageiros. O mesmo espaço ocupa a quinta posição no 'ranking' internacional, sendo o primeiro europeu a figurar na lista, liderada por quatro aeroportos asiáticos.
Entre os 153 aeroportos analisados, o da cidade Invicta ocupa a quinta posição do 'ranking', sendo o melhor classificado dos seis portugueses avaliados: Porto, Lisboa, Funchal, Ponta Delgada, Faro e Porto Santo.
“Os mais apreciados são aeroportos no continente asiático, com grande volume de tráfego: Singapura, Hong Kong (China), Tóquio (Japão) e Dubai (Emirados Árabes Unidos)”, refere o relatório divulgado esta quinta-feira e a ser publicado na edição de Abril da PROTESTE.
O aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, surge na quinta posição da tabela, ocupando, no entanto, o primeiro lugar entre os europeus. O da Portela, em Lisboa, por seu lado, figura no 24º lugar, com os inquiridos a mostrar-se satisfeitos “com os ecrãs, os transportes e os lugares nas zonas comuns”. O tempo necessário para chegar à porta de embarque, no entanto, é o critério que menos satisfaz.
Seguem-se os aeroportos do Funchal, na 54.ª posição, o de Ponta Delgada, em 67.ª, o de Faro, em 70.ª e o de Porto Santo, em 132.ª.
Relativamente às 76 companhias aéreas avaliadas pela DECO, a TAP surge em 32.º lugar e a SATA em 44.º, numa lista liderada pela Singapore Airlines, de Singapura, seguida pela Emirates Airlines, dos Emirados Árabes Unidos, e pela Cathay Pacific, da China.
No que respeita à TAP, “os inquiridos apreciam, sobretudo o pessoal de bordo, os horários dos voos e o conforto proporcionado pela transportadora”, apontando como “principal crítica” o custo dos bilhetes. No caso da SATA, o “pessoal de bordo é o critério que mais satisfaz, mas, pela negativa, destacam-se o custo das passagens e a pontualidade”.
Para as companhias aéreas para as quais tinha dados suficientes, a PROTESTE calculou a incidência de atrasos à chegada com mais de 15 minutos, sendo a Emirates e a Qatar Airways as mais pontuais, com 14% de atras. Já a TAP e a SATA “registaram 34% de atrasos, ou seja, três em cada 10 voos chega com mais de 15 minutos de atraso”.
Em termo de tempo de espera pela bagagem, em média, este é de 20 minutos, sendo o aeroporto de Zurique o melhor (14 minutos) e o de Banguecoque o pior (29 minutos).
Além de Portugal, o inquérito foi realizado em conjunto com as associações congéneres da DECO do Brasil, de Espanha, de Itália, de França e da Bélgica, tendo sido obtido um total de 9279 respostas, das quais 1797 em território nacional.
Foram apenas consideradas as respostas dos consumidores que viajaram de avião nos 12 meses anteriores ao preenchimento do questionário.
Notícia sugerida por Elsa Martins