A agência oceânica e atmosférica norte-americana (NOAA) anunciou ontem a reabertura à pesca de um terço da zona do Golfo do México que, depois do início da maré negra no fim de abril, tinha ficado interdito a esta atividade, noticia a AFP.
[Foto © AFP]A agência oceânica e atmosférica norte-americana (NOAA) anunciou ontem a reabertura à pesca de um terço da zona do Golfo do México que, depois do início da maré negra no fim de abril, tinha ficado interdito a esta atividade, noticia a AFP.
A NOAA tem estado a recolher amostras de peixe e água desde meados de junho, na área agora reaberta, e afirma que não encontrou vestígios de petróleo. A agência vai continuar a realizar testes naquela zona, a cerca de 350 quilómetros do local da fuga.
A informação foi avançada por um comunicado do centro de luta contra a maré negra, que adianta que a NOAA tomou esta decisão em concertação com os Estados com costa para o Golfo e com a Agência de Alimentação e Medicamentos norte-americana (FDA).
Este anúncio vai permitir a reabertura de 68 344 quilómetros quadrados à pesca desportiva e comercial. Uma importante notícia para uma região onde as principais atividades económicas, como a pesca e a exploração petrolífera, foram fortemente afetadas pela maré negra.