O Circo Russo - Festival de Arte Circense dos Povos da Rússia, em colaboração com o RosGosTsirk, o circo estatal russo, escolheu Portugal para apresentar em primeira mão, DINÁSTIA um espetáculo que reúne o melhor da secular tradição circense da Rússi
O Circo Russo – Festival de Arte Circense dos Povos da Rússia, em colaboração com o RosGosTsirk, o circo estatal russo, escolheu Portugal para apresentar em primeira mão, DINÁSTIA um espetáculo que reúne o melhor da secular tradição circense da Rússia.
O espetáculo sobre ao palco de 30 de Março a 13 de Abril no Campo Pequeno, em Lisboa, e conta com desfiles de acrobatas, contorcionistas, equilibristas, malabaristas, trapezistas, palhaços, cães, gatos e cavalos, num evento circense fora do comum.
Trinta e cinco anos após a última exibição em território nacional, DINÁSTIA assinala o regresso a Portugal daquele que é por muitos considerado o melhor circo do mundo. Com estreia marcada para o dia 30 de Março, o espetáculo representa todo um novo conceito de circo que, sem nunca rejeitar as tradições, tem uma nova forma de as interpretar.
A componente geracional adquire no RosGosTsirk um papel preponderante, uma vez que a companhia de circo estatal russa é composta por várias geração de artistas, de variadas etnias e regiões da Rússia, nascidos e criados nas artes circenses. A transmissão do saber, de geração para geração, é um vetor soberano na tradição do circo russo que o torna único na sua componente de cultura tradicional e lhe confere uma inegável riqueza histórica, alimentada desde o início do século XX.
As diferentes gerações e origens dos artistas eslavos traduzem-se na enorme variedade de números e performances que os mais de 3.000 artistas que integram o circo estatal russo desenvolvem de forma contínua.
Cada espetáculo é, assim, uma experiência única onde estão garantidas surpresas e se prova que a riqueza da tradição russa não se circunscreve a Moscovo, sendo antes a combinação de vários elementos étnicos de várias regiões da vasta Rússia.
DINÁSTIA (do latim dynastés e do grego dunástés, que significa soberano, e derivado do verbo dúnamai que diz respeito à ideia de força e poder) encerra uma importante mensagem cultural e proporciona uma viagem à Rússia através do que de mais genuíno tem a cultura de um povo: a sua manifestação artística.
A herança e a tradição aliadas à contemporaneidade do legado que passa de pais para filhos resulta numa fantástica abordagem cultural das várias regiões russas onde podemos perceber a riqueza do fenómeno cultural russo e a variedade das subculturas próprias de um país que é tão mais que um continente.
A possibilidade de fazer, em primeira mão, uma fantástica viagem à Rússia, e de descobrir o legado da sua secular e dinástica arte circense são razões mais que suficientes para não faltar a este espetáculo.
De 30 de Março a 13 de Abril, DINÁSTIA vai subir diariamente aos palcos nos seguintes horários: 30 de Março – 16h; 31 de Março – 15h; 1 e 2 de Abril – 15h; 3 e 4 de Abril – 21h30; 5 de Abril – 16h e 21h30; 6 de Abril – 11h e 16h.
Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais, com preços a partir dos 24 euros por pessoa.