Em Paris, vai ser realizada a primeira edição da 'La Fête du Graphisme' ('A Festa do Grafismo'. A mesma vai contar com a participação da dupla de designers lusa Lizá Ramalho e Artur Rebelo, tendo por objetivo a promoção do design gráfico e a sua infl
Em Paris, vai ser realizada a primeira edição da 'La Fête du Graphisme' ('A Festa do Grafismo'. A mesma vai contar com a participação da dupla de designers lusa Lizá Ramalho e Artur Rebelo, tendo por objetivo a promoção do design gráfico e a sua influência económica e cultural na sociedade.
A primeira edição de La Fête du Graphisme” vai estar presente em vários pontos da capital francesa, nos Champs-Elysées, na Biblioteca Nacional de França, na Les Docks – Cité de la Mode et du Design, no Gaîte Lyrique, na MK2 Bibliothèque e no Institut Français de la Mode.
O trabalho dos portuenses vai estar exposto nos conhecidos Champs-Elysées, até dia 18 de Fevereiro, no âmbito da exposição 'Célebrer Paris', que vai reunir criações originais de 40 designers de renome internacional, como, por exemplo, Javier Mariscal (de Espanha), Seymor Chwast (dos EUA), Leonardo Sonnoli (de Itália), Ann Sang-Soo (da Coreia do Sul) e Cyan (da Alemanha).
Para 'Celebrar Paris', Lizá e Artur responderam ao desafio com uma proposta gráfica que tem como ponto de partida a frase de Victor Hugo – 'Errer est humain, flâner est parisien' ('Errar é humano, passear é parisiense'). A mesma consiste num poster, no qual são invocados o conceito de 'Flâneur', de Baudelaire, e a 'Teoria da Deriva', do situacionista Guy Debord, ou seja, o ato de vaguear sem direção e de se deixar levar pelos estímulos psicogeográficos.
No dia 30 de Janeiro, os designers portugueses vão estar na Biblioteca Nacional de França, para apresentar o projeto 'Vai com Deus' (2008), uma instalação tipográfica criada para a fachada da Ermida Nossa Senhora da Conceição, em Lisboa.
Também no dia 30 de Janeiro, inaugura na Les Docks – Cité de la Mode et du Design, a exposição “Paris Invite Le Monde” (Paris Invites the World), que reúne três trabalhos representativos do universo de 100 dos melhores designers gráficos internacionais, e na qual os R2 vão mostrar os posters 'Molly Bloom' (2002), 'Boca' (2004) e 'I Love Távora' (2005). O evento conta com a curadoria de Michel Bouvet e com os comissários Pauline Jankowiak, Yann Legendre e Azadeh Yousefi.
Lizá e Artur fundaram a R2, em 1995, um estúdio sediado no Porto e especializado em design de comunicação visual. Trabalham para diversas organizações culturais, artistas e arquitetos, tendo ganho inúmeros prémios internacionais, participado num vasto número de exposições e sido publicados em inúmeros livros e revistas de design por todo o mundo. Atualmente são professores do curso de design e multimédia da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra.