A fotografia premiada foi tirada num campeonato regional de boxe, realizado no Pavilhão Casal Privilégio, em Loures, nos arredores de Lisboa.
“Esta fotografia mostra na perfeição a mistura de emoções. Explosão de felicidade de um jovem vencedor, deceção acentuada do perdedor. Até o árbitro parece sentir-se tocado com o duelo. O ângulo de visão cria a intimidade. O preto e branco acentua as posturas. É soberba!”, pode ler-se no artigo da revista francesa sobre a fotografia de Francisco Salgueiro.
Em declarações à Lusa, o vencedor do concurso “Le Plus Grand Concours Photo du Monde” revela que “a fotografia foi tirada num pavilhão um pouco degradado, mas que permite, pela luz e o ambiente, uma imagem muito orgânica, tendo sido escolhida entre 50 mil a concurso”.
À revista francesa, o fotógrafo português de 40 anos, revela que “a fotografia é como um romance, pois conta uma história”.
Publicada em mais de 70 países e há mais de 45 anos, a revista “Photo” é uma referência internacional na área da fotografia.
O prémio do concurso é constituído por uma máquina fotográfica híbrida Olympus E-P5 Simple Kit.
Actualmente, Francisco Salgueiro tem ainda duas fotografias suas finalistas no YPA (Aliança de Jovens Fotógrafos) concurso patrocinado pelo Emirado do Dubai, cujo prémio tem o valor de cerca de 88 mil euros.
No ano passado este fotógrafo “freelancer” teve duas fotografias no Top 15 do Mashable, na categoria “Silhuetas”, e foi finalista de um concurso da National Geographic Traveller.
Francisco Salgueiro, que também é escritor, viu já publicadas fotografias suas na revista Photo Vogue e duas imagens foram usadas pelo jornal Daily Mail, num trabalho acerca de Garrett McNamara e as ondas na Nazaré, tendo trabalhado como fotojornalista na agência Demotix.
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes