Investigadores australianos descobriram diversas formas de vida pré-históricas, bem como outras espécies marinhas nunca antes identificadas nas profundezas da Grande Barreira de Coral, situada ao largo de Queensland (Austrália).
Na sua missão de documentação das espécies em risco de extinção devido ao aumento das temperaturas do mar, os investigadores da Universidade de Queensland capturaram imagens de “tubarões de seis guelras pré-históricos”, peixes gigantes e grandes grupos de crustáceos, revelou Justin Marshall, líder da investigação, à AFP.
Na região do coral Osprey, considerada de grande importância para a conservação da vida marinha, também foram descobertas outras novas espécies de peixes, graças à utilização de câmaras especiais com grande sensibilidade em ambientes de pouca luz, operadas a 1.400 metros da superfície do mar.
“Um dos nossos objetivos nesta pesquisa nas profundezas do mar é descobrir que formas de vida estão instaladas por lá, antes que desapareçam por completo”, explicou Justin Marshall.
O processo de investigação na Grande Barreira de Coral tem sido acelerado, a propósito das recentes catástrofes ambientais que têm afetado os oceanos, especialmente o derrame de petróleo no Golfe do México.