"Sidereus Nuncius. O Mensageiro das Estrelas" é o nome do primeiro livro de Galileu Galilei, publicado em Março de 1610, a ser traduzido integralmente em Portugal, com lançamento marcado para o dia 17 de março, pelas 18 horas, na Fundação Calouste Gu
“Sidereus Nuncius. O Mensageiro das Estrelas” é o nome do primeiro livro de Galileu Galilei, publicado em março de 1610, a ser traduzido integralmente em Portugal, com lançamento marcado para o dia 17 de março, pelas 18 horas, na Fundação Calouste Gulbenkian. O lançamento deste livro coincide com a sessão de encerramento do Ano Internacional de Astronomia. Foi descrito na altura por Galileu como um “Aviso Astronómico” e viria a transformar-se num marco da astronomia e da ciência por revelar as primeiras observações astronómicas feitas com o auxilio de um telescópio.
Este livro conta com uma nota de abertura do investigador belga Sven Dupré, considerado um dos maiores especialistas a nível mundial no telescópio de Galileu.
A obra integra ainda a tradução e um estudo de Henrique Leitão. O livro “Sidereus Nuncius” conta ainda com uma cronologia e um facsimile integral da edição original, realizada por Henrique Leitão, baseada na edição original da obra em 1610.