“Mais do que premiar o esforço do município para se integrar na Rede Nacional das Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos, (.) a Bandeira de Ouro da Mobilidade significa uma enorme responsabilidade”, disse à Lusa Álvaro Amaro, vereador do urbanismo.
O autarca afirma, contudo, que “há ainda muito por fazer para se promover uma efectiva acessibilidade para todos, nas nossas cidades e nos nossos territórios”.
De acordo com comunicado oficial, o Município de Palmela aderiu à Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos em 2004. O projecto criado em 2003, no âmbito do Ano Europeu de Pessoas Portadoras de Deficiência, tem o objetivo de orientar e auxiliar os municípios na extinção dos obstáculos que dificultam o cumprimento de tarefas quotidianas aos cidadãos.
Em 2007, Palmela foi distinguida com a Bandeira de Prata da Mobilidade pela APPLA. Em2009, na sequência do Relatório da 2ª Avaliação da Área de Adesão, a APPLA verificou o cumprimento percentual da eliminação das barreiras urbanísticas na área de intervenção (igual a 80%) que confere a atribuição da Bandeira de Ouro da Mobilidade ao Município de Palmela.
[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]