O encontro tinha como objetivo “chamar a atenção para Portugal enquanto abrigo para os refugiados durante a Segunda Guerra Mundial e falar do papel de Aristides de Sousa Mendes na passagem segura de todos os que fugiam do holocausto”, explica Olivia Mattis, vice-presidente da Fundação Sousa Mendes, uma das organizadoras do evento, à agência Lusa.
Segundo a responsável, a fundação tem procurado dar a conhecer o nome e as ações de Aristides, para que o diplomata seja “uma inspiração para a juventude de todo o mundo”.
O português é conhecido por ter desafiado ordens superiores, na altura da Segunda Guerra Mundial, e ter concedido a entrada de milhares de refugiados de todas as nacionalidades, em Portugal.
Entre conversas e histórias sobre este importante momento da história portuguesa e mundial, o simpósio terminou com a exibição do filme 'Lisbon: Harbour of Hope' (Lisboa, Porto de Esperança), que data de 1994 e que contém dezenas de entrevistas a refugiados que encontraram, na capital portuguesa, um porto de abrigo.
Além da fundação portuguesa, o evento foi também organizado pelo Center for Jewish History, o Instituto Leo Baeck e a American Sephardi Federation.
Notícia sugerida por Ana Isabel Veríssimo