A Reutilândia, um projeto itinerante de solidariedade social, conta com dois polos de ação no concelho de Sintra e em Vila Nova de Gaia. Contactada pelo Boas Notícias, fonte da Reutilândia sublinha a importância do projeto que pretende ser uma altern
A Reutilândia, um projeto itinerante de solidariedade social, conta com dois polos de ação no concelho de Sintra e em Vila Nova de Gaia. Contactada pelo Boas Notícias, fonte da Reutilândia sublinha a importância do projeto que pretende ser uma alternativa solidária e amiga do ambiente no que toca à reutilização de recursos. O conceito da Reutilândia, uma parceria entre a SUMA e a Sintra HPEM, começou há três anos em Sintra e há dois anos que funciona em Vila Nova de Gaia. Através da Linha Solidária, os técnicos do projeto fazem o agendamento dos pedidos de recolha e entrega de bens ainda prestáveis para redistribuirem pelos que mais precisam.
Monstros domésticos como móveis e eletrodomésticos têm recolha e entrega direta, enquanto que itens de menor dimensão têm o seu ponto de troca num veículo itinerante que percorre as freguesias do concelho num calendário pré-estabelecido que pode ser consultado nas autarquias locais.
Atualmente apesar da boa recetividade a procura nao corresponde 100% à oferta já que eletrodomésticos e móveis são os bens mais procurados, enquanto que os bens que as pessoas mais eferecem são roupas.
O projeto aposta ainda no contato com escolas da região incentivando os alunos a contribuir com objetos que já não precisem e sensibilizados desta forma para a importância de reciclarem e ajudarem a população carenciada.Com a campanha “Troque coisas por sorrisos”, a Reutilândia distribui na unidade móvel, folhetos e imans para sensibilizar as pessoas a doarem bens prestáveis a quem mais precisa.
Para contribuir pode contactar a Linha Solidária através do 96 814 827 ou do 962 184 410 para a zona de Vila Nova de Gaia. O serviço é gratuito e está disponível durante todo o ano às quartas e sextas-feiras das 9h00 às 18h00. E lembre-se que “cada objeto entregue por si, corresponde o sorriso de quem o recebe”.