Portugal vai abrir a XXIII Cimeira Ibero-Americana com o tradicional Traje de Viana do Castelo, com uma exibição na cerimónia de inauguração do evento já na próxima sexta-feira, no Panamá.
Portugal vai abrir a XXIII Cimeira Ibero-Americana com o tradicional Traje de Viana do Castelo, durante uma exibição na cerimónia de inauguração do evento que decorre já na próxima sexta-feira, no Panamá.
O conhecido 'Traje à Vianesa', com as suas cores e ostentação tão característicos consoante idade, freguesia e posição das mulheres de Viana do Castelo, foi eleito para vestir a coreografia de abertura do evento que reúne chefes de Estado e do Governo da Península Ibérica e do continente americano entre os dias 18 e 19 de Outubro.
A ideia é dar a conhecer uma “clara demonstração da imagem de Portugal através do Traje de Viana, que se encontra em processo de certificação”, conta a autarquia, em declarações à Lusa. No local, será também disponibilizado material promocional alusivo ao traje típico, que conta já com cerca de 150 anos de história.
“A presença do traje da Cimeira, a decorrer na cidade do Panamá, é um excelente meio de promoção de Portugal num país em grande crescimento e que é um verdadeiro entreposto portuário e aeroportuário da região”, apontou a autarquia.
A Câmara Municipal tem em curso um processo com vista à certificação e preservação da identidade do “Traje à Vianesa”, considerado como “o mais representativo da cultura popular portuguesa”.
Tanto o Presidente da República, Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, vão participar nesta XXIII Cimeira Ibero-Americana.