O 'know how' é da Salvador Caetano Indústria e a tecnologia da Siemens Portugal. O primeiro autocarro totalmente elétrico vai ser apresentado, esta semana, na Alemanha. Um veículo, desenvolvido exclusivam
O ‘know how’ é da Salvador Caetano Indústria e a tecnologia da Siemens Portugal. O primeiro autocarro de aeroportos, a nível mundial, a funcionar de modo totalmente elétrico vai ser apresentado, esta semana, na Alemanha. O veículo resulta da conversão de autocarros a diesel e representa um investimento de um milhão de euros.
Num comunicado conjunto enviado ao Boas Notícias, as duas multinacionais falam de um “conceito totalmente inovador” que resulta da conversão dos autocarros de aeroporto COBUS diesel (produzidos pela Salvador Caetano) – em veículos com um sistema de tração 100% elétrico – eCobus.
O modelo Cobus é um produto líder de mercado, com presença em aeroportos de todo o mundo. O eCobus poderá substituir, em breve, as cerca de 3.000 unidades Cobus movidas a diesel que circulam atualmente nos aeroportos de todo o mundo.
Com um novo ‘design’, estes veículos vão permitir reduzir em, aproximadamente, 75% a fatura energética, face aos autocarros movidos a diesel ou a gás, o que se traduz numa deminuição de CO2. A reciclagem e reutilização de autocarros é outra das vantagens.
Resultado de 20 meses de trabalho, nasce o eCobus – um projeto que implicou um investimento de um milhão de euros, apoiado em 40% pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).
Segundo o mesmo comunicado, o projeto vai ser apresentado, esta semana, na Inter Airport Europe – uma feira internacional para o setor dos aeroportos, que arranca esta terça-feira, 08 de Outubro, em Munique (Alemanha), e prolonga-se até sexta-feira.
Para além da Salvador Caetano e da Siemens, o Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI) é também um parceiro tecnológico do projeto.
Notícia sugerida por Vítor Fernandes