Um projeto de estacionamento integrado na requalificação do Espaço Robinson, em Portalegre, da autoria dos arquitetos Eduardo Souto de Moura e Graça Correia, foi distinguido, esta semana, com o Prémio de Reabilitação atribuído pela Fundación Pymecon,
Um projeto de estacionamento integrado na requalificação do Espaço Robinson, em Portalegre, da autoria dos arquitetos Eduardo Souto de Moura e Graça Correia, foi distinguido, esta semana, com o Prémio de Reabilitação atribuído pela Fundación Pymecon, em Espanha.
O júri da III edição do prémio destacou “a intervenção subtil realizada a partir da memória da maquinaria industrial” e o facto do edifício “acompanhar a mudança de paisagem industrial para paisagem cultural”.
A escolha do Armazém de Produtos Acabados para adaptação a estacionamento ficou definida no Plano de Requalificação do Espaço Robinson, devido à sua localização estratégica.
A relação direta com a rua é reforçada pela relação que estabelece com todos os equipamentos da zona, tornando desnecessária a construção de uma estrutura de raiz com elevados custos, aproveitando as vantagens que oferece esta estrutura ampla, bem iluminada e ventilada, de forma natural.
A única intervenção necessária correspondeu à introdução dos requisitos infraestruturais e de segurança. Foram mantidas todas as configurações e estruturas existentes como as abóbadas, pilares e máquinas.
Dada a sua proximidade à Escola de Hotelaria e às outras unidades de ensino como o Conservatório de Música, a Escola de Artes, Escola de Ballet, o Teatro e os Auditórios, onde se prevê uma grande população jovem, a estrutura Espaço Robinson está preparada para acolher eventos e concertos.
O premio foi atribuído em ex-aequo com o projeto de reabilitação e adaptação de uma fortaleza, em Badajoz, que foi transformada numa Pousada da Juventude e num centro associativo. O projeto é do arquiteto espanhol Francisco Javier Carpio Villa.