A APAV acaba de lançar um site dedicado às vítimas de crime, com vista a veicular "de forma dinâmica e interativa", dos seus direitos, de acordo com o funcionamento do sistema judicial.
A APAV acaba de lançar um site dedicado às vítimas de crime, com vista a veicular “de forma dinâmica e interativa”, dos seus direitos, de acordo com o funcionamento do sistema judicial. Para além da versão base, com conteúdos em português, foi também desenvolvida uma outra em inglês.
“Ser vítima de crime é um acontecimento negativo a que qualquer pessoa pode ser sujeita ao longo da sua vida”, lê-se na apresentação do novo site de apoio às vítimas de crime, lançado pela APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima).
“Para além das consequências físicas, psicológicas, económicas e sociais que o crime pode provocar, é normal que o envolvimento num processo judicial possa levantar-lhe dúvidas e causar-lhe ansiedade e receio. Se foi vítima de crime ou conhece alguém que o foi, este site pode ajudá-lo/a. Aqui poderá encontrar informação sobre o processo crime, os seus direitos e os serviços que lhe podem prestar apoio”, pode ler-se na página.
A par do infovitimas.pt, apresentado esta terça-feira no âmbito do Seminário Infovítimas, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a associação divulgou ainda a nova brochura, 'Infovítimas: Conheça os Seus Direitos Enquanto Vítima de Crime'. A mesma “condensa e complementa a informação constante do webiste” que lhe dá nome.
Depois do debate sobre o acesso das vítimas de crime à informação que ali foi promovido, os dois novos materiais já se encontram disponíveis para consulta. O seu desenvolvimento, assim como a realização do Seminário Infovítimas – O Direito das Vítimas de Crime à Informação, decorreu das atividades do Projecto Infovictims, promovido pela APAV e co-financiado pelo Programa Justiça Penal da Comissão Europeia.