Em 2020, os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, vão realizar-se num estádio ecológico, desenhado a partir do atual Estádio Nacional e a pensar na receção do maior evento desportivo do mundo.
Em 2020, os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, vão realizar-se num estádio ecológico, desenhado a partir do atual Estádio Nacional e a pensar na receção do maior evento desportivo do mundo.
O anúncio do próximo anfitrião dos Jogos foi feito apenas na passada segunda-feira e poucas horas depois era anunciado o projeto que ia transformar o Estádio Nacional no novo Estádio Olímpico de Tóquio. O mesmo servirá de palco às cerimónias de abertura e encerramento do evento e ainda a todas as competições desportivas a realizar.
O empreendimento, desenhado pelo atelier da prestigiada arquiteta britânica, de origem iraquiana, Zaha Hadid (primeira mulher a vencer o prémio Pritzker em 2004), destaca-se sobretudo por reforçar as características amigas do ambiente com aquecimento geotérmico, sistema de recolha de água da chuva e reutilização de águas residuais.
O novo complexo vai contar com uma capacidade para 80.000 espetadores e um telhado deslizante, ideal para desportos ao ar livre, concertos e outras iniciativas culturais. As bancadas são ajustáveis, permitindo que os espetadores fiquem mais próximos do campo nos jogos de futebol e de rugby.
Além disso, a estrutura central será bastante diferente da anterior, com uma imagem mais aerodinâmica e futurística, fazendo lembrar uma nave ou até mesmo uma estação espacial.
O projeto foi premiado em Novembro de 2012 pelo Concelho Desportivo do Japão, pelo seu “design dinâmico e futurístico”, que vão de encontro à mensagem que aquele país quer transmitir ao mundo com aquele acontecimento.
“Creio que o novo estádio olímpico de Tóquio se vai tornar uma espécie de santuário do desporto durante os próximos 100 anos”, diz Tadao Ando, presidente do júri, em comunicado.
Saiba mais sobre os criadores por detrás do novo estádio olímpico de Tóquio AQUI e AQUI.
Notícia sugerida por Elsa Fonseca e Maria da Luz