por Patrícia Maia
O Livro de Elogios foi lançado apenas há quatro meses, mas já dá sinais de um sucesso exponencial. Criado pela terapeuta relacional Cristina Leal (na foto abaixo), o livro que ajuda os portugueses a “dizer bem” já vendeu mais de mil cópias e já pode ser encontrado em centenas de estabelecimentos de norte a sul do país.
A Remax, as lavandarias 5àSec, a loja de gelados Santini, os ginásios Vivafit, os hotéis Pestana e a cadeia de estética Body Concept são apenas alguns dos espaços que já oferecem, além do Livro de Reclamações, um Livro de Elogios.
A criadora deste conceito inovador considera que este sucesso é um sinal de que “os portugueses gostam muito de se queixar e de reclamar, de insistir no 'vai-se andando', mas são também generosos e gostam de reconhecer o que é realmente bom, se tiverem oportunidade disso”.
Cristina Leal desenvolveu esta ideia para satisfazer uma necessidade pessoal. “Durante boa parte da minha vida tive vontade de elogiar – em repartições, lojas e noutros serviços – a forma como era atendida “, conta ao Boas Notícias. “No entanto, diziam-me sempre a mesma coisa, que se quisesse podia fazer isso numa folha em branco ou até usar o Livro de Reclamações”, recorda.
A verdadeira motivação é psicológica
O livro está à venda por 24.60 euros e as encomendas não param de chegar um pouco de todo o país. Por enquanto, o Livro de Elogios só pode ser encomendado online ou através dos agentes comerciais que colaboram com a empresa e fazem a respetiva distribuição. Contudo, em breve, Cristina espera inaugurar, por exemplo em papelarias, pontos de venda do Livro de Elogios.
O objetivo é distribuir o maior número possível de livros para ajudar os portugueses a “reconhecer o que há de melhor em si e nos outros”, já que Cristina, que também trabalha como conferencista e já editou um livro sobre relações amorosas intitulado “Entre Nós”, acredita que, desta maneira, vai também ajudar a criar ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos.
“Embora o dinheiro ajude, a motivação das pessoas não é apenas financeira, a verdadeira motivação é psicológica, é esta que nos traz autoestima e penso que o Livro de Elogios vai contribuir para que os funcionários se sintam reconhecidos pelo seu trabalho melhorando o seu desempenho”, conclui Cristina Leal.
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