A iniciativa “Terra Amada”, promovida pelo curso de Arquitetura da Universidade Católica Portuguesa de Viseu, estende-se entre os dias 26 de Julho e 05 de Agosto com intervenções um pouco por toda a aldeia. Neste projeto participam em conjunto estudantes nacionais e estrangeiros.
Algumas das obras incluem a criação de infraestruturas básicas nas casas da povoação local, como instalações sanitárias, de saneamento e água corrente no interior das habitações.
Os voluntários vão melhorar ainda alguns dos equipamentos públicos que atualmente garantem o funcionamento da aldeia, como moinhos de água e uma escola primária que, para além das funções educativas, alberga também a sede da Associação dos Amigos de Covas do Monte e “um pequeno restaurante que é explorado pela Associação”.
Segundo o site oficial do projeto, a escola “é o único local aberto ao público de toda a aldeia”, sendo que desta forma “cumpre ainda uma importante função como local de encontro e socialização da comunidade”.
A Universidade de Viseu espera com esta iniciativa poder “contribuir para a melhoria da qualidade de vida de populações rurais vulneráveis e para o desenvolvimento local”, ao mesmo tempo que os estudantes dão os primeiros passos na área da arquitetura.
Clique AQUI para consultar o site oficial do projeto “Terra Amada”.
Notícia sugerida por Elsa Fonseca