A Universidade Católica do Porto lança, esta quarta-feira, um curso de hospitalidade e experiência turística cujo público-alvo serão cinco pessoas sem-abrigo daquela cidade.
A Universidade Católica do Porto lança, esta quarta-feira, um curso de hospitalidade e experiência turística cujo público-alvo serão cinco pessoas sem-abrigo daquela cidade. O objetivo é que estas possam aproveitar o seu “conhecimento profundo” dos segredos portuenses e assumir o papel de guias turísticos.
De acordo com um comunicado da Universidade Católica, trata-se, portanto, de uma “iniciativa que visa fomentar a reintegração de cidadãos nesta situação, capitalizando o conhecimento profundo que têm da cidade em prol de turistas e residentes”.
O curso “Hospitalidade e Experiência” promovido pela Welcome Home (ideia de negócio incubada na Católica Porto) vai ser apresentado hoje e passará a contar de imediato com os alunos sem-abrigo, depois de ter decorrido uma primeira fase de formação durante a qual foram planeados os percursos e os conteúdos históricos e culturais com os cinco guias.
A formação, promovida pela Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto, está estruturada em torno de três núcleos temáticos centrais: “Hospitalidade e Turismo”, “Acolhimento Interpessoal e Comunicação Humana” e “Roteiros da Hospitalidade”.
O curso vai decorrer entre Julho e Setembro e, segundo a Universidade, visa qualificar os indivíduos para a atuação como guias turísticos num quadro de promoção de dinâmicas de hospitalidade urbana.
A sessão de apresentação, agendada para as 18:00, na Católica Porto, conta com a participação dos cinco sem-abrigo, de Joaquim Azevedo (presidente da Católica Porto), de Alfredo Figueiredo da Costa (coordenador da Welcome Home) e da equipa de formadores.
Notícia sugerida por David Ferreira e Catarina Felgueiras