A Universidade de Coimbra (UC) acaba de conquistar quatro estrelas no novo "ranking" internacional QS Stars University Ratings, garantindo também a pontuação máxima em várias categorias.
A Universidade de Coimbra (UC) acaba de conquistar quatro estrelas no novo “ranking” internacional QS Stars University Ratings, garantindo também a pontuação máxima em várias categorias. A instituição universitária torna-se, assim, a primeira em Portugal a integrar a lista, tendo ultrapassado “com brilho” cerca de oito meses de uma rigorosa auditoria externa.
O “ranking” foi elaborado pela QS Intelligence Unit, responsável, entre outros, pelos QS World University Rankings. De acordo com um comunicado da UC, apesar de a classificação final a nível global que lhe foi atribuída ter sido de quatro estrelas, a Universidade garantiu cinco estrelas em diversas áreas, nomeadamente “investigação, inovação, internacionalização e acessibilidades”.
A UC ficou, portanto, “a poucos pontos de alcançar o patamar mais elevado”. Porém, segundo a QS Stars, “uma universidade de quatro estrelas é altamente internacional, demonstrando excelência tanto na investigação como no ensino”. Além disso, esta pontuação “configura uma instituição que promove um excelente ambiente tanto para os estudantes, como para os docentes”.
A melhor universidade portuguesa em 2012
“A UC orgulha-se dos resultados obtidos no QS Stars, não só pela classificação alcançada, mas também porque estamos mais fortes e preparados para enfrentar o futuro. Conhecermo-nos melhor é o primeiro passo para que possamos melhorar o nosso desempenho”, salienta Amilcar Falcão, vice-reitor responsável pela área da investigação da Universidade.
“Estamos agora mais organizados e conscientes das nossas forças e das nossas fraquezas. Fica para nós mais claro que caminhos temos de percorrer para alcançar patamares mais exigentes”, acrescenta.
Segundo a UC, os resultados agora divulgados “vêm reforçar o bom desempenho” da instituição, que também foi considerada, em 2012, pela QS, a melhor instituição de ensino superior em Portugal, “nos diferentes rankings universitários internacionais”.
O QS Stars é um sistema de classificação das instituições de ensino superior (IES) complementar aos rankings universitários mais tradicionais. Neste sistema as instituições são classificadas com base na avaliação de critérios mais abrangentes, sendo auditados mais de 80 indicadores, integrados em áreas como a investigação, a internacionalização, a inovação, a cultura, o ensino à distância e a empregabilidade.