De acordo com a Lusa, o porta-aviões USS (United States Ship) Eisenhower, um dos maiores da Marinha norte-americana, está ancorado ao largo de Lisboa, numa das últimas paragens antes de regressarem à base militar de Norfolk, no estado da Virgínia.
Como explicou à imprensa portuguesa a comandante tenente Jodie Cornell, das relações públicas do USS Eisenhower, estes militares estiveram “em missão ao longo do último ano na zona do Golfo Pérsico, em apoio a operações naquela zona”.
Depois de se terem cruzado nos mares da Somália com a fragata portuguesa Álvares Cabral, que comanda a missão europeia de combate à pirataria naquela região, os militares norte-americanos decidiram atracar em Lisboa para conhecerem algumas das nossas tradições.
“Temos 4.800 pessoas a bordo que agora vão poder visitar Lisboa e algumas zonas perto da costa, que já ouvi dizer que são maravilhosas, experimentar a comida e a cultura da Lisboa nos próximos dias”, explicou Jodie Cornell.
“Alguns dos nossos marinheiros também vão assistir a uma tourada e está marcado um jogo de basquetebol e outro de futebol com militares portugueses”, acrescentou.
Os militares norte-americanos preveem chegar aos Estados Unidos em meados do mês de Julho. Contudo, como referiu Jodie, o regresso a casa pode ser interrompido a qualquer momento, caso surja uma nova missão no Mediterrâneo ou no Golfo Pérsico.