O Fantasporto regressa à cidade Invicta para a sua 30ª edição, a partir de hoje. Pelo Rivoli Teatro Municipal passam as habituais seleções de cinema fantástico, asiático e de autor e ainda um ciclo especial dedicado à temática "Cinema e Robótica".
O Fantasporto regressa à cidade Invicta para a sua 30ª edição, a partir de hoje. Pelo Rivoli Teatro Municipal passam as habituais seleções de cinema fantástico, asiático e de autor e ainda um ciclo especial dedicado à temática “Cinema e Robótica”. A fase de pré-competição marca hoje o arranque do Festival Internacional de Cinema do Porto com uma sessão dupla: “Reanimator”, de Stuart Gordon e “Braindead”, de Peter Jackson.
Eduardo Silva, da Sociedade Portuguesa de Robótica, é o comissário do programa especial “Cinema e Robótica” que inclui a realização de duas conferências, nos dias 25 e 26 deste mês; Peter Corke, da Universidade de Queensland (Austrália) e Aníbal Ollero, da Universidade de Sevilha, serão os principais oradores em cada uma das sessões, noticia o portal CiênciaHoje.pt.
O Fantas apresenta ainda dois ciclos inteiramente dedicados ao que se faz em solo nacional. Diversas curtas e longas metragens constroem o “Panorama do Cinema Português” e a Retrospectiva Luís Galvão Teles homenageia o realizador e produtor, exibindo seis das suas obras.
Até ao dia 7 de março, as suas salas do Hotel Rivoli acolhem também o melhor do Cinema Francês, com a exibição de alguns dos grandes clássicos assinados por Jean-Luc Godard, Alain Resnais e Eric Rohmer, entre outros.
Outro dos grandes atrativos desta edição do Fantasporto é a SFX Masterclass. David Marti – vencedor do Óscar de Melhor Caracterização em “O Labirinto do Fauno” – e Colin Arthur (“2001: Odisseia no Espaço”) orientam as duas sessões destinadas a profissionais, estudantes e ao público em geral com especial interesse pela área dos efeitos especiais.