Daniel Branquinho, estudante do curso de Engenharia Automóvel do IPL e proprietário desta vedeta leiriense, que dá pelo nome de Leonor, contou ao Boas Notícias que tudo começou quando, há dois anos, após um acidente, a Leonor quase “foi destinada ao abate”.
A viatura já tinha, na altura, 23 anos de existência. No entanto, pela forte ligação que tanto o proprietário como os amigos criaram com o veículo, Daniel não hesitou e preferiu mandá-lo arranjar em vez de adquirir outro carro. Um investimento que, como referiu, mais tarde acabou por ter “grande retorno. Não monetário, mas sentimental”.
Nilton ao lado da Leonor depois de ter deixado o seu autógrafo no já famoso Fiat Uno de Leiria.
Para assinalar o “dia em que a Leonor voltou às estradas”, Daniel e mais dois amigos, João Menino e Hugo Ponte, decidiram começar a “fazer dedicatórias no capô do veículo, entre o grupo de amigos”. Mas rapidamente se aperceberam de que “o carro começou a atrair muitas atenções e a ser alvo de sorrisos e de elogios”.
Mais do que assinaturas, a Leonor coleciona também algumas peripécias pela forma como é abordada pelas pessoas. Daniel já chegou a ser “mandado parar pela polícia, com sirenes e altifalante, só para assinarem o carro”, recordou.
O carro foi juntando cada vez mais assinaturas, de conhecidos e desconhecidos, e até de celebridades como os humoristas Nilton e João Paulo Rodrigues e o jogador de futebol Costinha, acabando por se tornar num ícone que deu origem ao projeto 1Trip2Sign.
Leonor vai ajudar a promover engenharia nacional
Este projeto, que está ainda em fase de preparação, prevê que a Leonor saia do Terreiro do Paço no dia 24 de Agosto – data em que comemora os seus 25 anos – com os mentores do projeto ao volante, rumo à sede oficial da Fiat, em Itália.
Esta viagem, que tem já paragem estipulada em Madrid, Barcelona, Mónaco e Turim, tem como principais objetivos “dar a conhecer a Leonor pela Europa” e apresentá-la ao Diretor Executivo da Fiat Mundial.
Mas, mais do que isso, o objetivo passa também pela divulgação do curso de Engenharia Automóvel do IPL no estrangeiro, através de um portefólio de apresentação do curso que vai acompanhar estes jovens ao longo da viagens, com o intuito de fomentar “a aposta em jovens engenheiros portugueses”
Símbolo de dedicação, esforço e ambição
Além disso, para quem subestima as capacidades de um Fiat Uno 45S de 44 cv, aqui fica a prova de que “este Uno consegue fazer tanto ou mais do que um carro mais moderno”, mostrando, lá fora, que, “mesmo em tempo de crise económica e desastres sociais, se pode fazer um projeto divertido e ambicioso”, acrescentou Daniel.
Mais do que um carro, a Leonor é um “símbolo de dedicação, esforço, amizade, e principalmente prova de que os sonhos, ideias e ambições são possíveis de alcançar”, como explicou o mentor do projeto, que tem contado com a colaboração de várias pessoas, desde amigos, professores do curso de Engenharia Automóvel do IPL, concessionários Fiat e até automobilistas.
Saiba mais sobre o projeto 1Trip2Sign AQUI.