Um norte-americano que sofre de tremores recebeu, na semana passada, um implante cerebral. Durante a operação, transmitida em tempo real através da internet, o paciente manteve-se desperto a tocar guitarra.
Um músico e ator norte-americano que sofre de tremores recebeu, na semana passada, um implante cerebral, no hospital da Universidade da Califórnia (EUA). Durante a operação, transmitida em tempo real através da internet, o paciente manteve-se desperto a tocar guitarra.Desde 2006 que Brad Carter, de 39 anos, sofre de uma patologia conhecida como “tremor essencial” que afeta o seu desempenho enquanto músico. “Quero continuar a atuar ao vivo, durante muitos anos, por isso espero que esta operação resulte”, disse Brad Carter antes da intervenção.
Esta foi provavelmente a cirurgia mais viral de sempre, já que foi transmitida em direto no Twitter – através da #UCLAORLive -, no Instagram e na plataforma de vídeo Vine, sendo acompanhada por milhões de pessoas em todo o mundo.
A intervenção, que foi um sucesso, consistiu na colocação de um pacemaker que estimula uma determinada área do cérebro de forma a tratar este tipo de tremores e outros problemas, como os sintomas da doença de Parkinson.
O paciente esteve acordado durante toda a operação, liderada pelo médico Nader Pouratian, e manteve-se a tocar guitarra de forma a ajudar a equipa a colocar os elétrodos na posição correta.
Em comunicado de imprensa, a UCLA afirma que quis partilhar a cirurgia, com o consentimento de Brad, na “esperança de reduzir o receio que muitos pacientes têm deste tipo de intervenções”.
De acordo com a universidade, cerca de 10 milhões de norte-americanos sofrem de tremores essenciais e mais de um milhão sofre da doença de Parkinson.
Clique AQUI para aceder ao comunicado da UCLA.