Sem nunca se afastarem muito da progenitora, as duas crias já correm e já nadam. Nascidos com 400 gramas um pouco antes da Primavera, os machos pesam agora seis quilos e estão dependentes da mãe para lhes amamentar, apesar de já começarem a comer os primeiros alimentos sólidos.
“A dieta desta espécie é omnívora e muito variada, composta por frutos, raízes, sementes, mel, peixe e insetos, mas também juvenis de aves e veados”, explica o Zoológico de Lisboa em comunicado ao Boas Notícias.
© Jardim Zoológico de Lisboa – As crias de urso-pardo nascem perto da Primavera, altura em que o alimento é mais abundante
A progenitora tem nove anos e está no zoo desde 2009, o pai chegou ao parque em 2010. A espécie, que pode chegar a pesar 700 quilos, é conhecida pelo corpo pesado e robusto, com cauda curta. cabeça larga e patas fortes – à semelhança dos típicos ursos de peluche.
Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, esta espécie está classificada como “Pouco preocupante”, apesar de estarem ameaçadas nos seus habitats naturais pela destruição e desflorestação das zonas ambientais.
Para o Jardim Zoológico, “o nascimento destas duas crias é mais um contributo para a preservação e conservação desta espécie”. O parque de Lisboa convida o público a “conhecer os pequenos ursos-pardos, que vão fazer as delícias de toda a família”.