A II Taça do Mundo de Velocidade de canoagem, que decorreu, este fim-de-semana, em Racice, na República Checa, saldou-se em duas medalhas - uma de ouro e uma de prata - para Portugal.
A II Taça do Mundo de Velocidade de canoagem, que decorreu, este fim-de-semana, em Racice, na República Checa, saldou-se em duas medalhas – uma de ouro e uma de prata – para Portugal. Fernando Pimenta e Emanuel Silva foram os responsáveis pela proeza do ouro, depois de, o ano passado, se terem sagrado vice-campeões olímpicos em Londres.
A prata portuguesa chegou no segundo dia de competição, o passado sábado, na categoria de K4 1000 metros masculinos. A equipa composta por Fernando Pimenta, João Ribeiro, Emanuel Silva e David Fernandes, campeões da Europa em 2011, arrancou na frente, esteve quase sempre em terceiro lugar e acabou por subir uma posição na ponta final.
Os portugueses, que já tinham competido juntos durante os Jogos Olímpicos, cumpriram a prova em 2.51,580 minutos, a 2.333 da República Checa, medalha de bronze em Londres2012.
No terceiro e último dia da segunda etapa da Taça do Mundo, Portugal conquistou mais uma medalha, desta feita o ouro, no K2 500 metros masculino. Emanuel Silva e Fernando Pimenta confirmaram, com a medalha, “o potencial da seleção nacional masculina em embarcações de equipa”, medalhada “nas duas taças do mundo de 2013 em que participou”, nota a Federação Portuguesa de Canoagem.
Os vice-campeões olímpicos subiram de forma determinada e consistente ao longo da prova e acabaram por chegar em primeiro lugar com 1.33,668 minutos, 950 milésimos de avanço em relação aos russos, medalha de prata, e 1,206 segundos em relação aos sérvios, que garantiram o bronze.
No total, além das medalhas, Portugal terminou a competição com um total de seis finais A e três finais B e ainda um quarto lugar e um quinto lugar em distâncias olímpicas.
De realçar que, na primeira etapa da Taça do Mundo, que se realizou a semana passada na Hungria, a seleção nacional de canoagem conquistou também duas medalhas de bronze, uma em K2 500 metros masculino (Fernando Pimenta/Emanuel Silva) e outra em K2 200 metros feminino (Joana Vasconcelos/Teresa Portela).
Notícia sugerida por Ana Sofia Pinto