A empresa portuguesa My Sugar "veste" os chocolates com ilustrações e mensagens, criadas por ilustradores portugueses, que são pequenas obras de arte.
A empresa My Sugar, de Aveiro, “veste” os chocolates com ilustrações e mensagens, criadas por ilustradores portugueses, que são pequenas obras de arte. Depois de comer o chocolate pode guardar o embrulho como recordação ou até pô-lo numa moldura.
por Andreia Duarte*
A My Sugar, uma loja que vende doces e outros produtos, localizada em Aveiro, criou uma linha de chocolates, 100% nacional, com desenhos únicos feitos por artistas portugueses. Como explicou Ana Rita Gonçalves, uma das sócias da empresa, ao Boas Notícias, a ideia é adaptar “o clássico postal às tabletes de chocolate com dupla função”.
No início, em 2007, a empresa apostou na personalização de pacotes de açúcar, com o design do outro sócio, Hélder Bernardo, que, “não sendo profissional da área, conseguia fazer produtos com uma noção estética muito interessante”, explicou Ana Gonçalves.
No final de 2012, decidiram ampliar a ideia através da criação de uma “linha de chocolates ilustrada por alguns dos excelentes ilustradores” portugueses. Dado “as limitações económicas que uma empresa jovem tem” a My Sugar lançou um concurso online, em Dezembro, em que pedia o envio de ilustrações e oferecia 50 euros (ou uma percentagem das vendas) aos 15 desenhos mais votados no Facebook.
O concurso foi um sucesso e deu origem às primeiras coleções. Neste momento, a My Sugar já conta com uma carteira de 10 ilustradores e, todas as semanas, recebem novas propostas de ilustradores e estudantes de Belas Artes que se “querem associar ao projeto para também promoverem o seu trabalho”.
Os chocolates-postais crescem de dia para dia, dedicados aos mais diversos temas: há chocolates para os dias festivos, para os enamorados, chocolates com poemas de Fernando Pessoa, uma coleção dedicada a Lisboa. E vale a pena estar atento já que, em média, a My Sugar lança uma nova coleção por mês.
Inicialmente a empresa trabalhava com chocolate belga mas o aumento do volume do negócio permitiu que apostassem numa produção exclusivamente nacional. Tanto o chocolate, como a ilustração e a impressão dos postais são feitos por empresas portuguesas, como forma de “valorizar os nossos produtos e os nossos artistas”.
Além da própria loja da My Sugar, em Aveiro, a marca distribui o produto em diversas lojas e, graças ao “feedback cada vez mais positivo” que têm recebido, já estão presentes em quase todo o país. Agora a prioridade é “fazer crescer o projeto fora das fronteiras nacionais e enviar os chocolates ilustrados para o exterior”.
A My Sugar tem também algumas linhas de chocolates exclusivas – sugeridas por clientes – e trabalha também para o mercado particular, na personalização de tabletes de chocolate, uma solução perfeita para festas e casamentos.
Clique AQUI para visitar o site da My Sugar.
* edição de Patrícia Maia
Comentários
comentários