por Márcia Moço
Todo o conceito da Cogus Box é ecológico uma vez que os materiais, o substrato e o cartão da caixa, são produzidos a partir de desperdícios recolhidos pelo fundador do projeto, Fernando Castro, em vários locais como mercados, feiras e cafés.
Fernando Castro, que trabalhou no desenvolvimento desta caixa durante dois anos, contou ao Boas Notícias que em breve espera fazer nascer cogumelos da espécie 'pleurotus ostreatus em novos subtratos como o bagaço de cana da Madeira, estevas e giestas resultantes de limpezas florestais.
Assim, a Cogus Box promove a alimentação saudável mas também dá uma nova vida aos desperdícios. “A missão da Cogus Box é transformar desperdício em cogumelos porque, na prática, o cultivo de cogumelos é sempre a valorização de subprodutos”, explica.
Produto ecológico a preços acessíveis
Quanto ao conceito dos cogumelos em caixa surgiu, pela primeira vez, nos EUA com o projeto Back to the Roots, criado há três anos. Em 2012, a Cogus Box quis trazer a ideia para Portugal, tal como os portugueses da Gumelo, ainda que os projetos sejam independentes entre si.
Mas a Cogus Box é mais do que uma mini-horta sustentável já que, a sua vida prolonga-se para além do cultivo de cogumelos uma vez que o recipiente de cartão bem como o substrato de borras e rolhas podem ser usados para fertilizar as hortas e jardins.
Para fazer crescer os cogumelos basta cortar um “X” no saco que contém as borras de café e as sementes de cogumelo, que de seguida é introduzido dentro da caixa de cartão e borrifado pelo menos duas vezes por dia. Em 20 dias os cogumelos surgem na 'janela' da caixa e ficam prontos para comer.
Fernando admite que “tem sido um caminho árduo e trabalhoso mas muito compensador. Consegui desenvolver o projeto com o mínimo de investimento possível e está a ter bons resultados. A ideia é disponibilizar um produto com preço mais acessível para que mais gente possa cultivar cogumelos em casa”, explica Fernando Castro.
A Cogus Box pode ser adquirida por encomenda no site oficial do projeto por um valor de nove euros, com portes grátis, ou nas lojas, feiras e mercados aderentes.