Embora o estágio de Verão decorra nos Estados Unidos, entre 24 de Junho e 02 de Agosto, este curso é ministrado, anualmente, por professores da academia de Moscovo, considerada a mais prestigiada do mundo.
O convite da companhia russa surge na sequência da participação dos dois alunos da Escola Domus Dança, que tem instalações no Porto e em Matosinhos, nas finais do Youth America Grand Prix 2013, concurso mundial que decorreu em Abril nos EUA.
Alexandre Oliveira e Sílvia Boga, professores da escola de dança, contaram ao Boas Notícias que “estes extraordinários prémios elevam assim para cinco o total de bolsas recebidas pela representação da Escola Domus Dança” nas finais do Grand Prix deste ano. No total, em 2013, os alunos da escola já receberam ofertas de 12 bolsas de estudo estrangeiras.
Apesar do convite da escola russa, a decisão de participação do bailarino de 12 anos, Frederico Loureiro, está ainda a ser avaliada pela família, uma vez que a bolsa de estágio apenas cobre o valor das propinas. O alojamento e as despesas de deslocação ficam a cargo dos próprios alunos.
O outro aluno, Diogo Oliveira, optou por não aceitar o convite da Academia Bolshoi visto que “já tem programado um estágio na School of American Ballet”, pertencente ao New York City Ballet.
“O Diogo realizou audição para a School of American Ballet, e nessa mesma ocasião o júri ofereceu-lhe uma bolsa para garantir a sua presença em Nova Iorque”, contam os professores, que são também tios do jovem portuense de 14 anos.