por Andeia Duarte
Cristina Oliveira, de 41 anos, está neste momento desempregada mas não perdeu o ânimo e continua a investir na sua formação. A designer de calçado contou ao Boas Notícias que o modelo Twice surgiu no âmbito de um curso à distância que realizou, no início do ano, na prestigiada escola de design de calçado PenSole, fundada pelo norte-americano Edward D’Wayne, um ex-estilista sénior da Nike.
No início deste ano, Cristina Oliveira candidatou-se a um curso intensivo, e ficou entre os cerca de 40 alunos selecionados entre centenas de candidatos. A designer explica que o modelo Twice nasceu graças à “incubação de várias ideias” e de um grande processo de seleção que Cristina realizou com a ajuda da opinião dos colegas do curso que partilharam, online, as suas criações.
Para desenhar este par de ténis, que se podem adaptar mudando o formato do salto, a designer inspirou-se em “cantoras como a Rita Red Shoes e a Björk, pelo seu dom artístico, pelo positivismo dos seus temas, pela sua criatividade e pela sua beleza feminina autêntica e personalizada”.
Cristina procura apoios para concretizar o modelo
O modelo Twice acabou por ser selecionado pela PenSole para ser exibido na feira FN Platform, que decorreu no Magic Market, em Las Vegas. Cristina afirma que a exposição do modelo no evento tem vindo a “abrir portas” já que foi uma forma de dar a conhecer o seu trabalho e de “provar” que está “ao nível de outros designers internacionais selecionados por um designer de topo nos EUA. É um bom passo para a escadaria que pretendo subir”.
Modelo TWICE aqui adaptado a outro estilo, com um salto preenchido e com atacadores
Com formação nas áreas de modelação de calçado, design de moda, design gráfico e artesanato de peles, Cristina Oliveira já desenvolveu vários modelos de calçado de senhora, com saltos de borracha ou cortiça, mas esta é a primeira vez que a designer aposta no conceito da “adaptabilidade”.
No entanto, por falta de apoios, ainda não há previsão para a concretização física do modelo, mas Cristina não pretende desistir do projeto. “Sei que estou a tentar e acredito que vou conseguir. Se demorar muito tempo, talvez venha a fazer uma coleção e mude o modelo”, mas terá com o mesmo conceito, concluiu.