A BBC News dedicou uma reportagem à venda de produtos retro em Portugal e ao regresso a uma linha de design vintage. O portal online britânico realça o sucesso do comércio que relembra os tempos antigos e que tem atraído cada vez mais consumidores.
O portal de notícias online da BBC News dedicou uma reportagem à venda de produtos retro em Portugal e ao regresso a uma linha de embalagens com design vintage. A publicação britânica realça o sucesso do comércio que relembra os tempos antigos e que tem atraído cada vez mais consumidores, de dentro e de fora do país.
Entre latas de conserva, perfumes, sabonetes e brinquedos, os comerciantes de lojas das cidades de Lisboa e do Porto voltaram ao “design de décadas atrás” e encheram as prateleiras com estes produtos. “O aspeto vintage está a tornar-se particularmente popular entre os turistas e está a ajudar a reviver a economia do país”, realça o artigo da BBC News.
“Os produtos que parecem ter deixado os dias passar atuam no sentido de nostalgia das pessoas e incentivam ao comércio local destas ruas”, explica o jornalista Maurício Moraes na reportagem.
A Conserveira de Lisboa Armazenista, fundada em 1930, é uma das lojas que parece ter parado no tempo e que aderiu à linha vintage para ilustrar os seus produtos em conserva. Tiago Ferreiro, proprietário do estabelecimento, explicou à BBC News que sente que “é como entrar numa máquina do tempo”. O comerciante salienta que, apesar de o design ter sido alterado, “nada mudou” em relação àquela que era a imagem anterior das montras da loja.
Na Vida Portuguesa, empresa representada em Lisboa e no Porto, são vendidos brinquedos, livros, perfumes e utensílios de cozinha à moda antiga. A proprietária Catarina Portas refere que “antigamente, os comerciantes não tinham de se esforçar muito para serem competitivos”, sendo que a dinamização dos produtos passava apenas por “alterar o seu design”. A pasta dentífrica Couto e a farinha Maizena são alguns dos artigos vendidos.
“Enquanto a maior parte da economia portuguesa contrai”, a fábrica de produção de sabonetes Claus Porto, “está a dar-se bem”. Aquiles Brito, presidente da empresa portuense, refere que uma das formas que encontrou para contornar a crise foi “olhar para a história” do comércio português e regressar às suas “raízes”.
“A exclusividade e a qualidade parecem ser a chave para o sucesso, tal como foi em tempos anteriores e como será no futuro”, destaca o repórter Maurício Moraes na reportagem.
Clique AQUI para assistir à reportagem da BBC News (em inglês).