Doze empresas portuguesas de calçado participam numa feira internacional que inaugura esta terça-feira, em Xangai.
Doze empresas portuguesas de calçado participam numa feira internacional que inaugura esta terça-feira, em Xangai. Esta é a maior representação do género enviada à China e mostra a “prioridade” atribuída àquele país pelos industriais do setor.
“A China é o mercado que mais cresce. Nos últimos três anos, as nossas exportações duplicaram”, disse à agência Lusa o diretor comercial da Associação Portuguesa de Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Sucedâneos (APICCAPS), Pedro Silva. “Para nós é um mercado prioritário”, acrescentou o responsável.
Embora a China seja o maior fabricante mundial de calçado, Pedro Silva realça que a indústria portuguesa do setor conseguiu “organizar-se tecnologicamente” e é hoje “uma das mais desenvolvidas do mundo”.
“Temos um bom produto, com preços competitivos, e, quanto à qualidade, estamos no mesmo nicho dos italianos”, disse o responsável da APICCAPS.
Trata-se de um “produto” destinado às classes com maior poder de compra, mas isso também não preocupa Pedro Silva: “Uma pequena percentagem, na China, representa milhões”.
Exportações para a China aumentaram 30%
A nova classe média chinesa representará cerca de 250 milhões de pessoas, correspondendo a 18% da população do país.
Arcopedico, Bnop, Fly London, In the Pink/Fidji, Marisport, Perlato, See2Bee, Softwalk, Sónia Patrício, Storm/Kayak, Tentoes/J.Reinaldo e Walkys são as empresas portuguesas representadas no “Micam Xangai 2013”, certame organizado pela Feira de Milão e a Associação Italiana de Fabricantes de Calçado.
A feira, que decorre até à próxima quinta-feira, coincide com um bom momento das relações comerciais luso-chinesas. Em 2012, as exportações portuguesas para a China aumentaram 30%, atingindo o valor recorde de 1.128 milhões de euros.