Este meio de transporte inovador é conduzido por uma única pessoa e pode ser movido em qualquer direção. Em vez de pneus, a companhia automóvel desenvolveu um sistema rotativo que gira no sentido contrário ao ponteiro dos relógios e que reage ao movimento humano.
Quando a peça semiesférica está vertical ao chão e quando a moto é inclinada num sentido horizontal, o sistema exerce uma força que o permite girar para a esquerda ou para a direita.
Para evitar que a E4U rode sem parar, a Hyundai implementou um sistema de duas rodas de segurança na parte traseira da moto que podem ser ativadas sempre que necessário. Com este mecanismo ativado, a moto não se consegue mover, mesmo que a semiesfera esteja em rotação, graças a um gerador de força de atrito.
A velocidade do veículo depende da velocidade de rotação do motor e do ângulo de inclinação. Mas a demonstração da Hyundai na feira Seoul Motor Show, na Coreia do Sul, revela que, por enquanto, a moto atinge uma velocidade próxima à de uma pessoa que anda pelo seu próprio pé.
O projeto do departamento de Design Avançado da Hyundai foi iniciado em Outubro de 2012 e esta foi a sua primeira aparição em público.