O tubo de plástico da Vestergaard Frandsen possui um potente sistema de filtragem imediata que consegue tornar potável até 1.000 litros de água, medida superior ao consumo anual de uma única pessoa (700 litros).
O aparelho é composto por dois filtros e uma câmara impregnada com iodo que permite a eliminação de bactérias altamente nocivas, que todos os anos conduzem à morte de mais de 1.5 milhões de crianças africanas.
A invenção do grupo europeu pretende tornar potável a água dos poços e rios dos países subdesenvolvidos e combater a propagação de epidemias de diarreia que registam níveis de mortalidade superiores aos da sida, malária e rubéola juntas.
[A LifeStraw Family garante água potável às famílias ao longo de três anos]
Para além desta palhinha, a Vestergaard Frandsen criou o LifeStraw Family, um filtro de maior potência que consegue limpar até 18.000 litros de água, o suficiente para abastecer uma família de cinco pessoas durante três anos.
Este aparelho familiar destina-se ao uso coletivo e, por esse motivo, é composto por um pequeno depósito de 2 litros que contém um pré-filtro no seu interior. Por sua vez, a água é canalizada por uma mangueira até a um filtro final, semelhante à palhinha de uso individual, que funciona como se fosse uma torneira.