Os níveis de tuberculose em Portugal sofreram uma redução de 6,1% em 2012, em comparação com o ano anterior. Os especialistas indicam que o país está a aproximar-se dos níveis de baixa incidência a cada ano que passa.
Os níveis de tuberculose em Portugal sofreram uma redução de 6,1% em 2012, em comparação com o ano anterior. Apesar de não ser ainda um país com baixa incidência desta doença, os especialistas indicam que Portugal está a aproximar-se dessa realidade, a cada ano que passa.
Os dados que foram avançados esta semana pela Direção-Geral de Saúde à Lusa indicam que também o grau de “tuberculose suscetível e multirresistente tem diminuído de forma consistente ao longo dos anos”.
A especialista Raquel Bessa de Melo disse à agência de notícias que a incidência de tuberculose multirresistente (TBMR) no país tem vindo “a diminuir de forma consistente nos últimos anos, mais evidente desde 2008, apresentando Portugal valores sobreponíveis aos outros países da Europa ocidental”.
Apesar destes resultados ainda existe “uma proporção preocupante de casos extremamente resistentes entre as formas multirresistentes”. No sentido de resolver este problema foram criados em 2008 os centros de referência regional de TBMR que, executando em Lisboa, estão em funcionamento desde essa altura.
Diagnóstico precoce é fundamental
Para Raquel Bessa de Melo, uma “redução mais eficaz” da tuberculose em Portugal exige uma “deteção precoce” do caso e do diagnóstico e o tratamento célere do doente, “cortando a transmissão da doença na comunidade”.
O rastreio da Tuberculose pode ser feito junto do médico de família ou num Centro de Diagnóstico Pneumológico e tem como objetivo identificar pessoas que, tendo tido contacto com o bacilo da tuberculose e apesar de não apresentarem sintomas da doença, podem estar mais susceptíveis de adoecer.
No rastreio é feito um inquérito ao paciente sobre sintomas, realizada uma prova tuberculínica (Mantoux), uma radiografia de tórax, colheitas de expetoração, teste IGRA (se necessário) e são prestados esclarecimentos sobre a doença.
Dia Mundial de Combate à Tuberculose
O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é comemorado este domingo, dia 24, com o tema “Stop à tuberculose na minha vida”. O mote serviu de base para os dois últimos anos de campanhas de sensibilização e prevenção da Organização Mundial da Saúde e encerra em 2013.
A data que assinala a descoberta do bacilo da tuberculose pelo investigador Robert Koch, em Marços de 1882, constitui uma oportunidade para as pessoas afetadas, as comunidades e as organizações de saúde e de sociedade civil discutirem e planearem as ações que devem ser levadas a cabo para travar a evolução da doença.
[Notícia sugerida por Ana Isabel Veríssimo]