O My Social Project, fundado há um ano por vinte amigos portugueses, conta com a ajuda de 3.000 membros e já conseguiu apoiar 300 causas em Portugal.
Um grupo de amigos juntou-se há um ano e deu origem a uma plataforma de voluntariado que já conta com três mil membros. O My Social Project reúne propostas e ofertas de mão-de-obra solidária e já conseguiu ajudar cerca de 300 causas em Portugal.
Cuidados de saúde em lares de idosos, explicações escolares, aconselhamento de microcrédito e distribuição de alimentos são alguns dos serviços disponibilizados na página de Facebook do projeto e assegurados com a ajuda dos voluntários.
Pedro Bártolo, um dos cofundadores da plataforma solidária, explicou à agência Lusa que o balanço do primeiro ano de atividade do My Social Project reuniu sobretudo jovens entre os 20 e os 25 anos de idade, “que apostam no voluntariado, na sua área de formação, como um pequena experiência profissional”.
A rede criada por vinte amigos conseguiu ter, em média, uma pessoa por dia a fazer voluntariado em Portugal. As instituições que mais procuram o apoio do projeto estão localizadas na zona da Grande Lisboa, de “pequena dimensão, com mais trabalho de proximidade com a comunidade local”.
Várias instituições de solidariedade social portuguesas receberam também artigos doados por pessoas que aderiram ao projeto, como eletrodomésticos, roupa e livros. Pedro Bártolo acredita que as pessoas em tempo de crise “são mais solidárias”. “Portugal tem uma capacidade incrível de se mobilizar e de se apaixonar por uma causa”, acrescentou.
[Notícia sugerida por Diana Rodrigues e Vítor Fernandes]