O Dia Internacional da Felicidade é comemorado pela primeira vez esta quarta-feira, em todo o mundo. A data de 20 de Março, estabelecida pela ONU, pretende reconhecer a felicidade e do bem-estar como objetivos universais para a vida humanidade.
O Dia Internacional da Felicidade é comemorado pela primeira vez esta quarta-feira, em todo o mundo. A data de 20 de Março, estabelecida em 2012 pela ONU, pretende reconhecer a felicidade e do bem-estar como objetivos universais para a vida humanidade.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, espera que neste dia seja “reforçado o compromisso para com o desenvolvimento inclusivo e sustentável do ser humano” e que sejam “renovadas as nossas garantias para ajudar os outros”.
“Quando contribuímos para um bem comum, nós próprios enriquecemos. A compaixão promove a felicidade e vai ajudar-nos a construir o futuro que desejamos”, acrescentou o responsável, no site oficial da organização, numa mensagem dedicada a este dia.
Numa conferência realizada pela ONU, Ban Ki-moon defendeu que o mundo “necessita de um novo paradigma económico que reconheça a igualdade dos três pilares do desenvolvimento sustentável”. O secretário-geral afirmou que as componentes social, económica e ambiental “são indivisíveis”.
A sugestão para esta celebração universal chegou do Butão, um pequeno reino budista localizado nos Himalaias, que adota como estatística oficial a “Felicidade Nacional Bruta” em vez do Produto Interno Bruto (PIB).
Clique AQUI para ler a mensagem da ONU para o Dia Internacional da Felicidade (em inglês).
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes, Diana Rodrigues e Maria Manuela Mendes]