A maior triagem do mundo vai percorrer dez cidades portuguesas para ajudar adolescentes com idades entre os 11 e os 17 anos, garantindo-lhes um tratamento dentário gratuito.
O projeto da maior triagem do mundo vai estar em Portugal para ajudar adolescentes com idades entre os 11 e os 17 anos, garantindo-lhes um tratamento odontológico completo e gratuito. O Dentista do Bem vai selecionar jovens carenciados de dez cidades e oferecer-lhes um acompanhamento contínuo até aos 18 anos de idade.
A iniciativa vai decorrer na próxima segunda-feira em Lisboa, Guimarães, Coimbra, Paços de Ferreira, Cartaxo, Mafra, Portimão, Vila Nova de Gaia, Barcelos e Amadora. Os jovens com falta de cuidados de saúde oral serão encaminhados por cirurgiões-dentistas voluntários do projeto Dentista do Bem.
No primeiro dia do projeto os médicos vão fazer um exame visual das condições dentárias de cada jovem e preencher uma ficha com os resultados deste teste e com alguns dados sobre as condições socioeconómicas da família. A participação nesta fase exige a apresentação de um comprovativo de morada e a autorização dos pais.
Os candidatos selecionados receberam uma carta em casa com o nome e o endereço da clínica dentária que ficará responsável pelo acompanhamento médico, encaminhando sempre cada jovem ao consultório que se encontra mais próximo da sua área de residência.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a organização explica que o Dentista do Bem dá prioridade às crianças e adolescentes mais pobres, aos problemas mais graves e aos candidatos mais velhos, por estarem mais próximos de arranjar o seu primeiro emprego.
Dentista do Bem anima Lisboa com música lusófona
O evento promovido pela organização não-governamental brasileira Turma do Bem acontece em simultâneo no Brasil e em dez países da América Latina, para ajudar crianças e adolescentes em todo o mundo que não têm garantias mínimas de tratamento dentário.
A Semana do Bem inclui ainda atividades de animação no âmbito das comemorações do Ano do Brasil em Portugal. A semana de 21 a 24 de Março é dedicada às novas tendências da Música Popular Brasileira, cuja receita será aplicada em novos projetos da Turma do Bem.
Kassin (dia 21), Tulipa Ruiz (dia 22), Ana Canãs (dia 23) e Felipe Catto (dia 24) são os espetáculos que se realizaram durante a Semana do Bem. Os concertos decorrem no Espaço Brasil, no Lx Factory, em Lisboa, e têm um custo de 5 euros.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]